Solutio

BLOG

Reduza custos indiretos de produção com o fluido de usinagem ideal

Reduza_custos_indiretos_de_produção_

Você já parou para pensar nos custos indiretos gerados no seu processo produtivo?

Os custos indiretos são aqueles que, normalmente, não são de fácil identificação, pois estão nas entrelinhas do processo. Para ilustrar, vamos pensar em um iceberg, onde a ponta representa os gastos diretos e a parte submersa os gastos indiretos. 

Na base do iceberg estão custos como:

  • consumo de energia
  • desgaste de ferramental
  • problemas de corrosão nas peças usinadas
  • manutenção de máquinas
  • qualidade do acabamento superficial das peças
  • retrabalhos
  • conservação do tanque de fluido refrigerante e redução de tramp oil

Diante disso, a pergunta que primeiro vem à cabeça é: como reduzir esses custos indiretos sem perder eficiência e qualidade?

Utilize um fluido de corte adequado!

Como é de conhecimento de todos no setor de metalmecânico, o fluido de usinagem proporciona muitos benefícios, entre eles a redução do atrito entre a ferramenta e o cavaco, expulsão dos cavacos gerados, refrigeração da ferramenta de corte e da peça, refrigeração da máquina e melhoria da qualidade do acabamento superficial.

Por isso, é de extrema importância a escolha de um fluido refrigerante adequado para as suas demandas produtivas. 

Listamos 10 fatores que devem ser considerados na hora de escolher um fluido de usinagem:

  1. material
  2. severidade da operação de usinagem
  3. metas de produtividade
  4. acabamento pretendido
  5. geração de economia
  6. tendência à geração de espuma
  7. redução de tramp oil
  8. corrosão de pintura ou partes da máquina
  9. saúde e segurança do operador
  10. danos ao meio ambiente

 

A Solutio atende às necessidades específicas de cada cliente! Por isso, prezamos pela realização de um atendimento consultivo, com testes práticos, gerando um diagnóstico da sua demanda de fabricação.

“O processo de escolha do fluido de corte deve priorizar aspectos como refrigeração, lubricidade, acabamento, desgaste de ferramental, degradação da solução, entre outros. Realizamos testes para certificar que o fluido indicado atende às necessidades dos clientes e, também, tenha um custo-benefício mensurável, evitando custos indiretos’, explica W.Jansen, responsável pela operação técnica e comercial da Solutio.  

Tendências no uso de fluidos de usinagem

Uma grande tendência do mercado de fluidos de usinagem é o desenvolvimento de produtos de alto desempenho, focados nas necessidades da indústria, que consideram além de aspectos econômicos, o bem-estar dos operadores e o alinhamento com princípios ambientais. 

De olho nas exigências do mercado de usinagem, a Solutio desenvolveu a linha SOL ECO de fluidos refrigerantes, que apresenta produtos que, com a aplicação correta, reduzem custos indiretos. A família SOL ECO traz como pilares eficiência, sustentabilidade e cuidado com a saúde dos operadores.  

 

Diminua custos indiretos com a linha SOL ECO

A linha é ideal para operações de usinagem geral – fresa, rosca, furação, torneamento, entre outras –  de metais ferrosos e não ferrosos com leve, média e alta lubricidade. 

Isenta de óleo mineral, nitrito, cloro e metais pesados, a linha SOL ECO é muito menos agressiva à pele dos operadores e, também, ao meio ambiente. 

Além disso, apresenta alta resistência à degradação bacteriana em função do uso de bactericidas de última geração.

Conheça os produtos: SOL ECO 2095 (solúvel de base éster), SOL ECO 3046 (sintético de base polimérica), SOL ECO 3049 (sintético de base polimérica), SOL ECO 3052 (sintético vegetal), SOL ECO 3055 (sintético vegetal), SOL ECO 3057 (sintético vegetal), SOL ECO 3070 (sintético vegetal) e SOL ECO 3066 M (sintético de base vegetal)

 

Para entender qual o melhor fluido para a sua empresa e reduzir custos indiretos, fale com um consultor da Solutio.

Usine gerando economia!

 

Compartilhe esse post
Categorias

Preencha o formulário abaixo e fale com a nossa equipe técnica:

Seus dados estão seguros conosco, não se preocupe. Não enviamos SPAM. Saiba mais em nossa Política de Privacidade