A escolha do fluido de usinagem ideal é um grande desafio para as empresas que lidam com usinagem.
Embora existam muitas opções no mercado, é preciso ponderar as necessidades e especificidades da sua empresa.
Por isso, antes desta importante decisão, indicamos a realização de um diagnóstico considerando algumas variáveis, que serão especificadas logo mais.
Sabemos que o custo do fluido refrigerante é um dos fatores que influenciam na hora da escolha. Porém, existem outros aspectos de igual relevância a serem considerados, afinal o uso de um fluido de usinagem inadequado pode gerar maiores gastos e muitos custos indiretos.
“É preciso ter um fluido que otimize a produção, diminua retrabalho e dê menos problemas de manutenção, como, por exemplo, mangueiras ressecadas. Também é preciso considerar a rentabilidade do fluido, diluição, desgaste de ferramental, acabamento da peça usinada, entre outros. O produto ideal considera produção, manutenção, rendimento, economia direta/indireta e o bem-estar dos operadores”, explica Jansen, responsável pela operação técnica comercial da Solutio.
Para te ajudar de forma rápida e objetiva, listamos algumas dicas para essa tomada de decisão!
7 dicas para a escolha do fluido de usinagem ideal
- Maquinário
Máquinas CNC, que realizam diferentes operações, e máquinas mais específicas – como retíficas, rosqueadeiras, fresas e outras – podem requerer tipos de fluido de corte diferentes.
- Material e tipo de operação
O material a ser usinado é muito importante para a escolha do fluido de usinagem. Por isso, a usinabilidade do material e suas ligas devem ser analisadas. O tipo de operação que será realizada também é de extrema relevância.
- Ferramenta de corte
Na escolha do fluido de corte também deve ser avaliada a ferramenta de corte utilizada (e o material que a compõe), pois um produto adequado pode alongar a sua vida útil.
- Acabamento superficial
Um fluido de corte inadequado interfere na qualidade do acabamento final da peça, que pode apresentar deformidades, manchas e gerar retrabalhos.
- Expectativas
O produto, assim como os resultados de sua aplicação devem corresponder às expectativas da empresa em vários quesitos: produção, eficiência, economia, qualidade etc.
- Contaminação
Se a empresa apresenta problemas com contaminação bacteriana ou microbiana no fluido refrigerante, requer um diagnóstico mais detalhado para identificar a origem desta degradação. A causa pode ser a inadequação do óleo, mas também descuidos na manutenção preventiva, como contaminação por agentes externos.
- Saúde dos operadores e meio ambiente
O fluido de corte não deve ser agressivo à saúde dos operadores (causar dermatites, por exemplo) e ao meio ambiente. A Solutio desenvolveu a linha SOL ECO para atender essas demandas.
Está buscando o fluido de usinagem ideal? Chame a Solutio para um diagnóstico!