Solutio

BLOG

Assista agora a websérie acelera.indústria

Solutio produziu a websérie acelera.indústria, a 1ª do mercado sobre fluidos de usinagem solúveis.  

Quem por aqui nunca maratonou uma série? A novidade é que agora você pode maratonar uma série sobre fluidos de usinagem!

Isso mesmo! A Solutio disponibilizou,

semanalmente, episódios da websérie acelera.indústria, a primeira do mercado dedicada aos fluidos de corte solúveis. 

Para o desenvolvimento da série, tivemos o prazer e a honra de contar com os ensinamentos do professor Alex Payão, especialista em usinagem. 

Foi com uma enorme alegria e dedicação que nós tiramos do papel um projeto educativo tão importante e inovador. 

São episódios rápidos, porém cheios de informação. Nosso principal objetivo é dar suporte para que a indústria metalmecânica possa escolher os fluidos mais adequados para as suas operações. 

 

Na indústria metalmecânica, o fluido de usinagem está presente do início ao fim dos processos. Por isso, entendemos a importância de produzir um conteúdo tão relevante, mostrando as principais funções dos óleos de corte solúveis e tratando de custos diretos e indiretos, assim como temáticas relacionadas à manutenção e a tomadas de decisão. 

 

Falar de tudo isso para a indústria pode parecer óbvio, mas não é. As melhorias muitas vezes estão nas entrelinhas dos processos. Além da escolha, é importante ter cuidados com os fluidos e estar atento a erros comuns que afetam a produtividade da sua empresa. 

 

Gerar economia e ser cada vez mais eficiente não é uma tarefa fácil. É para poucos!

“Estamos muito felizes com os resultados da websérie. Acreditamos que é uma forma de, além de educar, trocar experiências e nos aproximar, ainda mais, das empresas que utilizam fluidos de corte no seu dia a dia”, diz W. Jansen, gerente de vendas da Solutio.

 

Conheça episódio a episódio da acelera.indústria

Ao todo são 15 capítulos bem curtos que passam por todos os pontos importantes, desde a escolha até a manutenção do fluido de usinagem. 

Listamos para você todos os episódios disponíveis no Youtube. Vale a pena assistir!

1.Cuidados com os Fluidos de Usinagem

No capítulo de estreia da websérie “acelera.indústria”, damos uma síntese dos episódios a seguir, que tratam das funções dos fluidos de usinagem, assim como tipos, aplicações e cuidados em relação ao produto

 

2.Entenda as principais funções dos fluidos de corte solúveis

No 2º episódio da websérie “acelera.indústria”(by Solutio), o especialista em usinagem Alex Payão explica sobre as principais funções dos fluidos refrigerantes: refrigerar, lubrificar e eliminar cavacos. 

 

3.Os principais benefícios dos fluidos de corte solúveis

Neste episódio, pontuamos principais benefícios dos fluidos de corte solúveis: prevenção de oxidação de peças e máquinas, redução de forças de corte, minimização do desgaste prematuro das ferramentas de corte e bom acabamento superficial da peça

 

4.O que considerar na hora de escolher o fluido de corte ideal?

No 4º episódio, damos algumas importantes dicas do que considerar na escolha de um fluido de usinagem: materiais, ferramentas, máquinas, operação.

 

5.6 coisas que você não pode deixar de saber sobre o uso de aditivos

Explicamos 6 importantes pontos: aditivos empregados na composição dos fluidos de usinagem, relação entre aditivos e operações, cuidados ao acrescentar aditivos no tanque, suporte do fabricante para uso de aditivos, necessidade de acrescentar aditivos e quantidade correta de aditivos. 

 

6.De que forma o fluido de usinagem influencia os custos de produção

O 6º episódio da websérie “acelera.indústria by Solutio” conta de que forma o fluido de usinagem influencia os custos de produção.Alguns problemas que podem ser evitados com o uso de um fluido refrigerante adequado: desgaste do ferramental

e perda de medidas e de peças.

 

7.Você sabe diluir corretamente o seu fluido refrigerante?

Neste episódio, nossa principal dica é: cheque o fator de diluição antes de investir em algum fluido de usinagem. Outra dica de ouro é que seja colocado na balança o custo-benefício do fluido refrigerante, afinal nem sempre o menor custo compensa e nem sempre o maior custo é garantia de qualidade. 

 

8.Você tem problemas relacionados à diluição do fluido de usinagem?

No 8º episódio destacamos a importância do uso de refratômetro para verificar a concentração do fluido que está em uso.

 

9.A importância do tamanho do reservatório de fluido de usinagem da sua máquina.

Neste episódio comentamos sobre os tamanhos indicados para o tanque de máquinas convencionais, retíficas, etc. Com um tanque de tamanho adequado, as máquinas otimizam ao máximo as características do fluido de usinagem adotado.

 

1o.3 cuidados que você deve ter com a emulsão de fluidos de corte solúveis

O episódio está recheado de dicas para você aplicar no dia a dia da sua indústria e conservar a saúde do fluido de usinagem solúvel. 

 

11.Por que é preciso remover o tramp oil?

Aqui, esclarecemos a origem do tramp oil e damos algumas dicas para diminuir a sua incidência nos fluidos de usinagem solúveis. Uma grande dica é cuidar da manutenção da máquina. 

 

12.8 dicas para evitar dermatite de contato causadas por fluidos de usinagem.

A dermatite de contato atinge muitos operadores de máquinas. Por isso, neste episódio damos algumas dicas para evitar esse problema. Limpar as máquinas e realizar a manutenção periódica do fluido de usinagem são dois fatores que ajudam a evitar as dermatites. 

 

13.Cuidado que devemos ter em operações de MQL com fluidos de usinagem solúveis.

O professor e especialista em usinagem Alex Payão alerta que é preciso escolher fluidos dedicados para operações de MQL.

 

14.Tipos de fluidos de usinagem

No 14º capítulo, falamos sobre os tipos de fluidos disponíveis no mercado – 

minerais, semissintético, sintético e vegetais – e contamos quais deles são mais        usados na  indústria metalmecânica. 

 

15. Melhor escolha e utilização do fluido de corte solúvel

 O episódio traz um breve resumo de toda a série, a primeira da indústria dedicada aos fluidos de usinagem solúveis.

Compartilhe esse post
Categorias